Participação na Semana da Comunicação Social - a Masterclass
“Ferramentas de Inteligência Artificial que Precisa Conhecer"
foto tirada por mim, na passada sexta-feira, dia 19 de abril, pelas 14h51
No dia 19 de abril, sexta-feira, pelas 14h00 realizou-se uma Masterclass intitulada "Ferramentas de Inteligência Artificial que Precisa Conhecer" lecionada pelo docente Milton Cappelletti no anfiteatro da Escola Superior de Educação de Setúbal, em que me encontrei presente.
Neste Masterclass pudemos observar e aprender a utilizar diversas ferramentas de inteligência artificial que nos podem vir a ser bastante benéficas tanto a nível académico como pessoal.
De acordo com a apresentação do professor Milton Cappelletti, a Inteligência Artificial (IA) consiste num campo de ciência concentrado na criação de computadores e máquinas capazes de raciocinar, aprender e atuar, desta forma a IA envolve diversas disciplinas tais como: ciência da computação, análise e estatística de dados, engenharia de hardware e software, linguística, neurociência, filosofia e psicologia. Sendo assim, a Inteligência Artificial é baseada em machine learning e deep learning. O machine learning concentra-se no uso de dados e algoritmos que possibilita uma aprendizagem, melhoramento e desenvolvimento de algoritmos e técnicas que permitem que a IA copie a forma como os humanos aprendem, melhorando a sua precisão. Já o deep learning é um subconjunto do machine learning, que utiliza redes neurais multicamadas, chamadas de redes neurais profundas, que pretendem, aprender representações complexas e hierárquicas de dados, permitindo que compreendam e extraiam características cada vez mais abstratas à medida que processam informações em camadas sucessivas, impulsionando muitas aplicações e serviços que melhoram a automação, executando tarefas analíticas e físicas sem intervenção humana.
Deste modo, algumas ferramentas que o docente nos mostrou, foram: pixlr express, copilot e ImageFX que consistem em ferramentas de edição de imagens, cada uma com as suas características e recursos distintos, oferencendo assim uma variedade de recursos e ferramentas para editar imagens, desde opções básicas de edição até funcionalidades avançadas de inteligência artificial, filtros e efeitos criativos.
Concluindo, a Inteligência Artifical tem múltiplos usos, à medida que a tecnologia evolui, novas ferramentas e técnicas de IA vão surgindo e continuam, desta maneira a ser desenvolvidas.
A Techne
Joana Rodrigues
Comentários
Enviar um comentário