Recolha e apresentação de informação: Sites de Fact-Checking- D. Santos

 Recolha e apresentação de informação: Sites de Fact-Checking

~


    No âmbito da realização de um trabalho em grupo de pesquisa e recolha de informação, foi-nos proposto o tema: "Sites de Fact-Checking". Temática esta que é cada vez mais importante abordar, na medida que estamos constantemente a ser "entupidos" de diversas informações falsas, divulgadas intencionalmente ou não por um determinado grupo ou pessoa, a  designada "desinformação".

    Encontramo-nos numa Era Digital que permite uma maior facilidade de propagação deste tipo de informação e, por norma, maioria das pessoas menos informadas ou que não têm interesse algum em verificar se determinado conteúdo é verdadeiro ou não, acabam por ser manipuladas com este tópico.

    A desinformação surge como um enorme obstáculo para o jornalismo, desta forma, surge uma grande necessidade da criação de plataformas dedicadas à verificação da veracidade de de informações divulgadas em diferentes meios de comunicação, incluindo notícias, redes sociais e declarações públicas, onde são fornecidas análises imparciais e baseadas em evidências.

    Em Portugal, há que destacar o Polígrafo, o Observador e o Público, os quais obedecem a
metodologias rigorosas, compromisso ético e parcerias estratégicas, no entanto, devem continuar a evoluir e a enfrentar desafios significativos para maximizar seu impacto positivo.

    Estes sites têm um impacto significativo na sociedade ao educarem o público sobre a importância da verificação e do pensamento crítico, contrib paruindo para uma sociedade melhor informada e resistente à manipulação, bem como o fortalecer da democracia.


Comentários

Mensagens populares