Inteligência artificial nas notícias (realizado em trio)

 Inteligência artificial nas notícias




Notícias de referência:







    Foi-nos proposto pelos docentes da Unidade Curricular de Tecnologias e Comunicação que realizássemos uma pesquisa no Google News de cinco notícias que destacassem a inteligência artificial com base nas fontes que nos conferem credibilidade e diversidade temática, especialmente, no trabalho e na sua dominância a nível global, todas elas, escritas, publicadas e divulgadas desde o início do ano de 2024 até agora (final do mês de março).

O uso de sistemas de inteligência artificial tem vindo a impactar a sociedade atual, não só em contexto profissional como fora do mesmo. Em grande destaque, a influência da Inteligência Artificial nos empregos e na criação de desinformação por parte de terceiros, resultado da evolução tecnológica constante e exponencial.

A razão para terem sido selecionadas está interligada com o impacto que a inteligência artificial está, atualmente, a causar na sociedade. 

Deste modo, será realizada uma análise individual de cada notícia, em que serão mencionados todos os aspetos com destaque a nível do impacto da inteligência artificial.

De acordo com a BBC News Brasil, tornou-se possível criar “clones” através de softwares que utilizam o IA para igualar vozes de pessoas, rostos e expressões/movimentos labiais “Era meu rosto e minha voz, mas era golpe”, acabando por se tornar desta forma assustador para a população que se vê a enfrentar esta nova tecnologia.

A Agência Brasil menciona que o Tribunal Superior Eleitoral recusou o uso da inteligência artificial nas eleições municipais, com o objetivo de evitar a circulação de imagens e vozes produzidas com o intuito de manipular discursos políticos, produzido pela inteligência artificial, para além disso, restringem ainda o uso de chatbots e avatares.

A nível empresarial, a inteligência artificial tornou a carga dos trabalhadores mais leve, conseguindo assim um aumento da produtividade dos mesmos. Segundo a BBC News Brasil “empresas com semanas de trabalho de quatro dias fazem amplo uso da IA nas suas operações, implementando ferramentas como o ChatGPT e outros programas para agilizar as operações”, “Além de estimular a produtividade e a aumentar motivação, a semana de trabalho reduzida também foi importante para atrair novos profissionais” e “Algumas empresas poderiam, por exemplo, usar a IA para executar tarefas simples e liberar seus funcionários não para que tenham um dia a mais de folga, mas simplesmente para que assumam novos projetos nesse tempo "livre"”. 

Surge a preocupação com a redução da procura de mão-de-obra, o prejudicar dos salários e a  condução à erradicação de empregos, em especial os empregos com baixa complementaridade que não necessitam de tanta componente humana, afirma a BBC News Brasil. De acordo com o Fundo Monetário Internacional, estima-se que “a inteligência artificial deverá afetar quase 40% de todos os empregos no mundo”, levando a União Europeia a tentar chegar a um acordo sobre as leis de regulação de utilização da Inteligência Artificial.

Segundo Taiyo, as empresas têm vindo a apostar na redução da semana de trabalho de 5 dias para 4 dias contribuindo para “a saúde e bem-estar dos funcionários e resultados da empresa”. No entanto, a BBC News Brasil afirma que para a “adoção da semana de quatro dias, é preciso que os executivos comprem a ideia” e que, segundo Fu, “a adoção desse modelo pelos gestores irá variar dependendo do propósito e dos valores gerais de cada um”. A BBC News Brasil ainda refere que “a inteligência artificial ainda terá um longo caminho pela frente até conseguir reduzir substancialmente as horas de trabalho humano.”.

A inteligência artificial tem vindo a influenciar de uma forma negativa os empregos, os mesmos vêm a decrescer pois vêm-se a ser substituídos por máquinas, é o exemplo, Alba Renai. 

Segundo o Público, Alba Renai foi a primeira apresentadora de nacionalidade espanhola a ser criada por inteligência artificial, no programa “Sobreviventes”. Ao princípio era notável a sua artificialidade, mas à medida que o tempo foi passando, começou a confundir-se com a realidade. São características da mesma, a sua “animação realista, juntamente com uma voz expressiva e surpreendentemente humana", a página oficial do reality show considera que este é um passo fundamental para aquilo que é a colaboração com o entretenimento tradicional e as novas e atualizadas formas de comunicação digital. 

Poderia ficar por aqui, se não fosse o facto de Alba Renai ser também a responsável pelas redes sociais, em que muitas das vezes participa em diversas entrevistas, mencionando experiências e desejos pessoais. O perfil desta apresentadora mostra muitas parecenças com os numerosos utilizadores, partilhando fotos de viagens, comidas, moda e festas, tudo conteúdos habituais do meio digital. 

Constatando assim, que apesar de na sua biografia ser mencionado o facto de ser criada por inteligência artificial o nível de detalhe e a naturalidade podem enganar os mais desatentos. Este é um novo avanço no campo da inteligência artificial”. 


*Trabalho realizado em trio (Diana Santos & Joana Rodrigues conjuntamente com Inês Pinto)

- Tarefa 5


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Esta é Alba Renai, a primeira apresentadora espanhola criada por inteligência artificial. (2024, March 19). Público. https://www.publico.pt/2024/03/19/tecnologia/noticia/alba-renai-primeira-apresentadora-espanhola-criada-inteligencia-artificial-2084152

Inteligência artificial: como criminosos estão 'clonando pessoas' para aplicar golpes financeiros. (2024, February 28). BBC. https://www.bbc.com/portuguese/articles/cd1jv45dq3go

Inteligência artificial: como tecnologia impacta empregos, segundo FMI. (2024, January 15). BBC. https://www.bbc.com/portuguese/articles/cgekv170k0eo

Semana de trabalho de 4 dias: como a inteligência artificial pode facilitar essa jornada. (2024, March 21). BBC. https://www.bbc.com/portuguese/articles/c884vdg7rk4o

TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro. (2024, February 27). Agência Brasil. https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2024-02/tse-define-regras-para-inteligencia-artificial-nas-eleicoes-de-outubro


Comentários

Mensagens populares