Reflexão Individual - J. Rodrigues

 Reflexão Individual



Ao embarcar na licenciatura de comunicação social, nunca pensei descobrir um mar de tanta diversidade que fosse para além daquilo que eu considerei, como foi o caso da unidade curricular de tecnologias e comunicação que me surpreendeu pela positiva. Assim que identifiquei a presença da mesma nos planos de estudo como opcional, criei grandes expetativas em relação ao que esta disciplina me poderia oferecer, apontando-a assim instantaneamente como opção principal. 

Com esta unidade curricular, consegui aprofundar o meu conhecimento sobre as ferramentas tecnológicas que moldam o cenário da comunicação atual, bem como entender como essas tecnologias influenciam a maneira como nos comunicamos e interagimos no mundo digital. Antevia uma jornada de exploração das plataformas e ferramentas digitais, com uma abordagem tanto prática quanto teórica, como foi o caso do blogger, o gimp, o inkscape, o openart, davinci, firefly e o wix. Encontrava-me entusiasmada com a ideia de que esta disciplina me capacitasse para utilizar essas tecnologias de maneira eficaz e ética no meu futuro profissional. 

Tecnologias e Comunicação proporcionou-me uma base sólida nas três vertentes. Pessoalmente, aumentou a minha compreensão acerca do impacto das tecnologias na nossa vida quotidiana e na sociedade em geral. Academicamente, obtive um entendimento profundo dos conceitos-chave relacionados à tecnologia e comunicação. Profissionalmente, os conhecimentos adquiridos sobre ferramentas e plataformas de comunicação digital são inestimáveis. Agora, posso afirmar que me sinto mais confiante em utilizar tecnologias. Tecnologias estas que se encontram entre as habilidades essenciais para qualquer profissional na área de comunicação nos dias de hoje. 

Uma das aprendizagens mais significativas foi compreender como a tecnologia está entrelaçada com a comunicação moderna e como ela pode ser usada para amplificar vozes, conectar pessoas e transformar negócios. 

No âmbito de plataformas de partilha de informação, descobrimos o blogger, ao criar com a minha colega Diana Santos o blog “DitechneJu”. Foi-nos benévolo trabalhar com esta plataforma pois a mesma oferece uma maneira simples, gratuita e acessível de compartilhar o nosso portfólio de trabalhos realizados ao longo deste semestre com o professor João Torres, tal como é uma ferramenta que nos permite expressar criativamente tanto pessoalmente como profissionalmente. A nível de ferramentas de software livre e essenciais para edição gráfica, pudemos trabalhar com o GIMP (funciona mais para edição de imagens) e o Inkscape (funciona mais no âmbito de criação de gráficos vetoriais), ambos gratuitos e compatíveis com múltiplas plataformas, tornando-os ideais, pois para além de serem altamente versáteis e personalizáveis, essas mesmas ferramentas democratizaram o acesso ao design gráfico, promovendo a criatividade sem custos elevados. 

Ademais, a disciplina destacou a importância da ética no uso das tecnologias de comunicação, especialmente em tempos de desinformação e fake news, principalmente para mim como aluna, que conjuntamente com as minhas colegas (Diana Santos, Filipa Marcos e Inês Pinto) realizámos um trabalho académico sobre “Os sites de fact-checking”. Um trabalho fulcral para a nossa aprendizagem, uma vez que atualmente a informação é difundida com uma velocidade e alcance sem precedentes, facilitando a disseminação de desinformação e fake news. Nesse cenário, os sites de fact-checking emergem como ferramentas essenciais para a integridade e veracidade da informação. 

Posteriormente, criámos em duplas (eu e a Diana Santos) um site na plataforma “Wix” que com a ajuda do docente responsável, alcançámos um trabalho completo que enriqueceu o nosso conhecimento e consequentemente a dos colegas que presenciaram a nossa apresentação. Durante os trabalhos de grupo, procurei envolver-me ativamente. O trabalho em equipa não só fortaleceu as minhas habilidades de colaboração, como também me ensinou a valorizar diferentes perspetivas e a importância que a comunicação eficaz e clara tem, permitindo-me assim aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas. 

Alguns aspetos que poderiam ter sido melhorados, considero que tenham sido a nível de carga horária. A nível de muitas horas contínuas de trabalho , uma vez que isso fez com que por vezes devido ao cansaço não conseguisse dar o meu melhor em certas atividades. 

Por fim, reflito que no âmbito de sugestões de aprofundamento temático, são escassas, uma vez que considero que todos os temas foram abordados e muito bem conseguidos de uma forma bastante consolidada. 

Comentários

Mensagens populares