Reflexão individual- D. Santos
Reflexão individual
A vida académica é por si só um elemento pelo qual recordamo-nos com grande apreço, seja por motivos bons ou maus, pois na verdade os pontos baixos também fazem-nos crescer, aprender e evoluir. A faculdade ajuda-nos a dar valências, conhecimento e experiência, bem como adaptarmo-nos às diversas circunstâncias e realidades do mercado de trabalho no futuro.
A unidade curricular de Tecnologias e Comunicação, em específico, conduziu-nos a uma vertente mais digital e tecnológica, fornecendo-nos ferramentas fulcrais para utilizarmos em âmbito pessoal, profissional e académico caso seja pedido para aplicarmos estes conhecimentos em contextos futuros ou por vontade própria, pelo que, no início, começámos por criar um blog, em duplas, tendo eu ficado com a minha colega Joana Rodrigues, através da plataforma Blogger, dando o nome de "DitechneJu" (junção dos nomes Diana e Joana com "techne" de tecnologia em latim), o qual teve como objetivo principal de publicar as tarefas, em grupo ou individuais, que fomos realizando ao longo das aulas da UC.
Aprendemos também a manusear nos programas The GIMP e Inkscape, ferramentas estas de edição e de manipulação de imagens onde utilizámos algumas técnicas, estratégias e dicas apresentadas pelo docente responsável, João Torres. O The GIMP permite criar, editar fotos e imagens com precisão, enquanto o Inkscape é excelente para ilustrações vetoriais, como logótipos e desenhos técnicos, permitindo dominar estes programas ampliando assim as habilidades em design gráfico.
Esta disciplina reforçou e levou-nos a refletir sobre o impacto e a repercussão cada vez mais da inteligência artificial ao também conhecermos e utilizarmos alguns programas de IA para a produção de múltiplas imagens que, por vezes, poderão ser-nos úteis ou perigosas no caso das fake news e as suas notícias, assim como pela questão de a mesma ainda apresentar algumas lacunas e "ideias" estereotipadas estando em processo de constante modificação.
Num momento final, em grupo com outra dupla (Filipa Marcos e Inês Pinto), foi-nos proposto realizar um trabalho de pesquisa aprofundado sobre os sites de fact-checking sendo estes fulcrais para combater a desinformação, garantir a confiabilidade das informações, desenvolver pensamento crítico e tomar decisões informadas. Posteriormente, os resultados desta pesquisa foram publicados num site criado em duplas para a apresentação destas informações, tendo nós utilizado a ferramenta WIX, um contributo que muito nos enriqueceu apesar de algumas limitações, dificuldades e obstáculos que sentimos numa fase inicial mas com a ajuda do docente, exploração, persistência, trabalho em equipa e paciência, a nossa página foi evoluindo, obtendo um produto final que nos tanto deu orgulho.
Tudo isto contribuiu para a minha formação e autonomia no que diz respeito ao desenvolvimento de competências digitais, alargando a minha literacia digital, uma vez que, através de vários trabalhos, exploramos as várias vertentes da comunicação digital. Na realidade, a área da comunicação tem acompanhado a evolução da tecnologia, estando estas interligadas, e tudo indica que o nosso futuro enquanto profissionais da comunicação, estará associado à mesma.
Para o futuro, seria interessante aprofundar temas como o impacto das tecnologias emergentes na comunicação digital e a ética no uso da inteligência artificial. Além disso, explorar mais ferramentas de criação de conteúdo e plataformas digitais poderia enriquecer ainda mais a experiência de aprendizagem.
Comentários
Enviar um comentário