Imagens geradas por Inteligência Artificial (IA)- D. Santos
Imagens geradas por Inteligência Artificial
Os programas utilizados para desenvolver as imagens foram o davinci e openart com base nas orientações dadas, especificamente diferentes para cada uma. O processo de criação aconteceu em grupo com um debate de ideias para chegar a uma ideia final, sendo assim procurámos criar algo criativo e único. A primeira imagem é formulada no programa davinci, que consideramos não ser tão útil, pois temos apenas três hipóteses/créditos para criar uma imagem, ou seja, não temos capacidade de “brincar” com algumas ideias. As outras duas foram desenvolvidas no programa OpenArt onde detetamos mais oportunidades de criar várias imagens a partir de várias ideias.
As principais dificuldades encontradas foram as nossas ideias coincidirem com as regras de construção pedidas, como também no desenvolver da frase ou palavra mais indicada para gerar a imagem.
Os desafios aconteceram ao encontrar as melhores relações entre a imagem e o mundo da inteligência artificial e ainda desenvolver uma interessante reflexão a partir da imagem.
imagem 1:
A imagem retrata a Kate Middleton como uma cheerleader, ou seja, uma figura pública a realizar um desporto.
A partir desta imagem conseguimos refletir diversos aspetos, nomeadamente, quando estamos a abordar uma figura pública e uma nova realidade à sua volta, pois esta imagem não tem nenhum fundo de verdade. Ou seja, através da inteligência artificial vários cenários podem ser criados, utilizando os traços e imagens de uma pessoa, levando ao engano, às notícias falsas ou até mesmo ao incriminar ou inocentar alguém.
Portanto é preciso entender que com o avanço tecnológico e utilização crescente de programas de edição e inteligência artificial uma maior variedade de imagens são construídas que alteram a realidade, podendo projetar um futuro, o presente ou ir ao passado.
Relacionando esta reflexão com a situação que se vem acompanhando na Monarquia Britânica, podemos destacar o possível uso de inteligência artificial para gerar a imagem do dia das mães, onde aparece Kate com os seus filhos. A verdade é que esta fotografia em vez de acalmar as especulações sobre o que terá acontecido a Kate, fez totalmente o contrário, aumentando as teorias e especulações, pois percebeu-se que houve edição e montagem, e por consequência algumas deformações. Sabendo que Kate Middleton supostamente foi operada e a sua presença nos compromissos reais acontece só depois da Páscoa, mas a falta de informação, explicação ou até mesmo imagens leva todos ao questionamento do que estará a acontecer numa monarquia próxima de uma sucessão de trono.
imagem 2:
A imagem apresenta uma flor, principalmente, robótica a florescer no planeta Marte, ou seja, uma realidade científica a nascer no espaço.
Refletindo sobre a criação desta imagem temos a destacar uma realidade viva, ou seja, uma planta num suposto mundo inabitado e seco, onde já consideraram existir condições para haver vida, como é o caso de Marte. A construção da planta ainda tem outra profundidade, pelos materiais e ligações metálicas e ainda imagem robótica.
Sendo assim, a imagem representa um ambiente espacial com uma planta, símbolo de vida, mas também a sua construção apresenta tecnologia e vigia, por parecer ser uma câmara no núcleo da mesma. A partir do aspecto de vigia podemos considerar as redes sociais e outras plataformas que têm acesso a vários dados nossos e ainda a exposição e vídeos que hoje em dia facilmente postam.
imagem 3:
Nesta imagem procurámos algo futurista e por isso mostra a cidade de Lisboa super tecnológica com novas infra estruturas e cores características, nomeadamente, o azul, cores neon, tons escuros e ainda num plano mais próximo conseguimos perceber os prédios e arquitetura portuguesa, revelando realismo e parecença. Podemos assim considerar um cenário daqui a alguns séculos, possivelmente, por consequência das tecnologias no nosso dia a dia ou até mesmo da inteligência artificial que criou esta realidade próxima ou não do que será o futuro. É interessante perceber que esta imagem é algo super estereotipado pela maneira em que se acredita que será tudo digital e que os carros possam não só conduzir como também pilotar.
Comentários
Enviar um comentário